quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DOM!




DOM: Há muito tempo venho pensando no assunto (mais ou menos há uns 27 anos.....): qual é o meu dom, ou melhor, tenho dom para quê? Esta pergunta sempre me ocorre naquele mesmo momento sublime (para quem não sabe qual é, terá que ler as postagens mais antigas, hehehehee) tá bom, vou facilitar: o da lavagem de louça.... Bem, voltando ao tema, cheguei a uma conclusão que me bastou: dom é aquilo que vemos outras pessoas fazendo e achamos: "Muito fácil, nada de mais, eu poderia fazer igual ou melhor" mas sem maldade ou pretensão nem menosprezo, simplesmente reconhecemos aquele trabalho como algo que faríamos com desenvoltura, entendeu? Resumindo: é aquilo que você não COPIA mas sim CRIA! Esta percepção para mim foi fantástica, pois me ajudou muito a perceber o que sou e o que eu gostaria de ser (e não consigo). Tem coisas que queremos fazer porém não conseguimos criar e então passamos a copiar... se formos bons na cópia até que fica legal, satisfatório, porém se outras características pessoais nos impede (mesmo querendo) de fazer uma cópia boa, a coisa fica feia e aí vem a frustração e aí voltamos ao ponto inicial de tentarmos mais uma vez..., e assim por diante! É como se aquilo que fazemos com desenvoltura, criando com normalidade, não tivesse importância uma vez que é tão natural.... Sou do signo de gêmeos, sempre li e ouvi em toda a minha vida que sou: comunicativa, tenho excelente didática, adoro ler, escrever.... e mesmo assim lá vai eu para outros lados, gastando a minha energia produtiva (e me frustrando) em outros caminhos, copiando sempre algo (que nunca fica bom, pois não tenho paciência de terminar o que começo, mesmo gostando), enfim, é uma .... Aí eu me "pego" pensando novamente na facilidade e no prazer que tenho em lidar com o assunto da comunicação porém arrumo todas as desculpas possíveis (já até cancei-me de muitas delas) e não sigo adiante. Que coisa chata que é ser assim!!! Bem, mas não quero transformar este post em algo dow e sim ajudar a mim e a quem um dia quem sabe ler a reconhecer o seu próprio DOM, a perceber para que de fato "serve" .... Durante a digitação deste post lembrei da passagem bíblica (já disse que não sou boa em lembrar detalhes destas passagens, por isso se houver algum grande engano, já tô pedindo desculpas...) onde são distribuídos "dons" a 3 irmãos e depois é cobrado de cada um o que dos seus dons foram feitos: um enterrou com medo de perder, o outro não me lembro o que fez (mas não foi boa coisa) e o 3º gerou frutos e acertou! Então eu me pergunto: será que estamos utilizando de forma correta o dom que nos foi concedido? Aquela máxima que diz: "Santo de casa não faz milagre" me faz também linkar com esta questão do dom, pois volto a dizer que o que fazemos com naturalidade muitas vezes não é valorizado nem por nós mesmos e assim acabamos por "enterrar" juntamente com o nosso dom, a possibilidade de sermos felizes nos sentindo realizados em nossa profissão e consequentemente arranhando o lado pessoal também. Acredito que muito dos problemas humanos estão relacionados com esta falta de prazer em passar a vida fazendo o que não gostamos, apenas pelo lado prático e financeiro. É lógico que dinheiro é bom e todo mundo quer (só não quer quem tem muito, engraçado né?) mas seguir o nosso dom não significa que financeiramente não seremos realizados, pois sempre tem gente ganhando dinheiro (e muito dinheiro) com aquilo que também sabemos fazer.... Bem, fica aí lançado no ar ou na net a questão/reflexão. Até o próximo!

3 comentários:

Nane disse...

Eu estava vendo meu blog e vi o seu perfil e curiosa como sou, descobri o seu espaço, mas também estava lá, logo de cara, então não fui tão curiosa assim..rss
Adorei esse tempo que passei lendo seus textos e confesso que hoje quando eu for lavar a minha louça vou pensar em muita coisa que voce escreveu. Parabéns, adorei todos os textos e se permitir acompanharei suas escritas.
Um beijão

Rudah Silva Carneiro disse...

Faco minhas todas as suas palavras! Ainda mais porque essa questao vem martelando na minha cabeca a alguns meses... Só to esperando, em mais um dos meus surtos filosóficos, conseguir traduzir essa teoria em prática, enfim.
Tabém adoro todos os minutos que passo lendo seus textos Tia! Um beijo grande grande grande

Elaine Servan disse...

Que surpresa boa!!! fico feliz por vocês terem gostado... Bjú e até o próximo